Hacker feito por IA realizando um ataque cibernético

Mitos e fatos sobre segurança da informação: Prepare-se para o caos cibernético!

Robert Souza
3 min readSep 24

--

Segurança da informação é caro?

Um dos mitos mais comuns é acreditar que segurança da informação é um investimento caro e desnecessário. Na verdade, segurança da informação é sobre encontrar o equilíbrio certo entre custo e proteção. Trata-se de criar camadas de defesa para seus ativos mais valiosos, protegendo-os de ameaças internas e externas. Não se trata de alcançar 100% de segurança, mas sim de investir o valor apropriado ao ativo que você quer proteger.

Pense nisso: caro é a perda ou vazamento de informações confidenciais de sua empresa. É enfrentar o caos de uma contabilidade que perdeu a documentação de todos os clientes sem possibilidade de recuperação. É uma usina que perde toda a sua documentação ambiental e corre risco de autuações devido à falta de autorizações disponíveis. Caro é ter um sistema financeiro vulnerável que permite transações fraudulentas.

A segurança da informação visa dificultar a vida dos atacantes, tornando seu negócio menos atraente para eles.

Investir em computadores e servidores é suficiente?

Aqui está outro grande mito: acreditar que o maior número de invasões acontece em computadores e servidores. Embora seja essencial ter tecnologias como IDS, WAFs e firewalls, o elo mais fraco da corrente costuma ser seus funcionários. Hackers habilidosos utilizam técnicas de engenharia social para explorar o fator humano e obter acesso não autorizado.

Não adianta investir milhões em segurança da informação se o seu funcionário do financeiro, que tem acesso a funções vitais de sua aplicação, baixou um arquivo suspeito intitulado “boleto do domínio” e acabou tendo seu computador infectado. A segurança da informação começa com a conscientização dos colaboradores sobre as principais ameaças e como contorná-las.

Minha empresa é pequena, ninguém quer me atacar

Uma crença perigosa é a de que empresas menores estão a salvo dos olhos dos hackers. A realidade é que muitos ataques são realizados em massa, explorando vulnerabilidades comuns que afetam diversos usuários. Independentemente do tamanho da sua empresa, investir em segurança da informação é fundamental para proteger seus ativos.

Lembre-se que, em muitos casos, os ataques não são direcionados. Se houver uma vulnerabilidade no seu site, sistema ou rede, você pode ser atacado por um hacker sem ele nunca ter ouvido falar de você ou da sua empresa. Portanto, esteja sempre protegido e invista em medidas preventivas.

Conclusão

Como especialista em segurança da informação, enfatizo que nosso objetivo não é oferecer uma falsa sensação de segurança absoluta. O propósito real é contribuir com camadas de proteção para mitigar riscos. Para isso, ter uma política clara de detecção e resposta a incidentes, planejamento de continuidade do negócio é essencial.

Por fim, questiono:

Sua empresa já foi atacada hoje? Você ao menos tem como responder essa pergunta?

Esteja preparado e proteja seu negócio dos crescentes crimes cibernéticos. Invista em segurança da informação, seja qual for o tamanho de sua empresa. A segurança é um bem valioso, e estar preparado é o melhor caminho para enfrentar o caos cibernético.

Espero que este artigo tenha sido útil e esclarecedor! Se você deseja saber mais sobre segurança da informação e como podemos proteger seu negócio, sinta-se à vontade para entrar em contato. Nossa equipe está pronta para ajudar a garantir a segurança dos seus ativos. #SegurançaDaInformação #PreparadoParaOCaos#ProteçãoCibernética

Postagem original: https://www.linkedin.com/pulse/mitos-e-fatos-sobre-seguran%C3%A7a-da-informa%C3%A7%C3%A3o-prepare-se-robert-souza

--

--

Robert Souza
0 Followers

Especialista em soluções tecnológicas.